Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007

Ribeira do Espírito Santo

 

    Em Arcozelo, “há um rio pequeno, chama-se o rio do Espírito Santo; nasce na mesma freguesia entre dois montes, aonde chamam as Pedrinhas Brancas, por nascer de várias fontes que têm seixos redondos brancos e também nasce nos montes da freguesia de Serzedo (..) e enquanto corre pela freguesia de Serzedo chama-se o Rio da Rainha. Tem várias fontes, corre todo o ano e é caudaloso, (…) corre brandamente, corre de nascente a poente, passa pelo lugar do Espírito Santo e pelo meio da freguesia até se meter no mar oceano (na

praia de Miramar), conservando sempre o nome de Rio do Espírito Santo. O peixe que cria são barbiscos ou escalos e enguias tudo em pouca quantidade. (…) As margens deste rio são montes e ribeiras lavradias e são frondosas com árvores de carvalhos, salgueiros, amieiros e vides donde se lavra vinho verde. (…).

 

       

                                              Ribeira do Espírito Santo

    Conserva sempre o mesmo nome até entrar no mar e não há memória que tivesse outro nome em tempo algum.

    Tem uma fraca ponte de duas pedras perto da capela do Espírito Santo, por onde passa a estrada do Porto a Ovar, Aveiro e Lisboa. E da Igreja para a parte do mar tem outra ponte junto aos passais de duas pedras e daí para baixo até ao mar tem várias pontes de pau nos ribeiros.

    As suas águas desde os passais da Igreja até ao mar são livres de quem quer regar as suas terras e dos passais para nascente ninguém pode regar com elas sem pagar pensão ao Pároco ou sem licença sua por ser a Igreja a senhora daquelas águas e suas vertentes do nascimento até aos passais do Pároco.”

                                                        (TT, Memórias Paroquiais, vol. 4, fols. 295 a 297)

publicado por Coincya às 14:53
link do post | comentar | favorito
|

Bem vindos à nossa Vila

Relógio

Contador de Visitas

coches de ocasion
coches de ocasion

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
20
22
23
24

25
27
28
29
30
31


mais sobre mim

pesquisar

 

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

links

Livro "S. Miguel de Arcozelo"

Clique na imagem para fazer o download de um excerto do livro, que pode ser adquirido na Junta de Freguesia de Arcozelo.

Mais bibliografia sobre Arcozelo

Biblioteca Municipal de Gaia.

Estação Litoral da Aguda.

blogs SAPO

subscrever feeds