Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008

Programa de Actividades para o Ecoclube

Introdução

    Os ecoclubes são organizações da sociedade civil constituídas basicamente por grupos de crianças e jovens que articulam acções com outras instituições da comunidade para melhorar a qualidade de vida da população. Os ecoclubes têm como principal finalidade a implementação de propostas que se caracterizam pela sua sustentabilidade e que podem ser avaliadas mediante campanhas de sensibilização.

    A criação do “Ecoclube Coincya” permitirá: (i) ajudar a criar um melhor ambiente para todos em Arcozelo; (ii) conhecer novos amigos; (iii) ganhar experiência na organização e realização de actividades e (iv) beneficiar de trocas de ideias e de experiências, através da participação em intercâmbios internacionais, a partir do momento em que o ecoclube integrar a Rede Internacional de Ecoclubes.

    A designação deste ecoclube relaciona-se com o facto de no Parque das Dunas da Aguda existir uma planta – Coincya jonhstonii – muito rara, encontrando-se exemplares desta espécie apenas entre Aguda e Aguçadoura, em todo o mundo.

Metodologia

à Recrutamento de um grupo de jovens provenientes das Escolas de Arcozelo (S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira e EB 2/3 Sophia de Mello Breyner), com idades entre os 10 e os 20 anos. A partir dos 10 anos e até aos 12 anos ingressam no escalão dos infantis, dos 13 aos 16 anos ingressam na categoria dos juvenis, e dos 17 aos 20 anos ingressam no escalão de juniores. A mobilização de voluntários será realizada através de uma campanha de divulgação e sensibilização, mediante a realização de palestras nas escolas de Arcozelo levada a efeito pelos alunos do 12º A, que frequentam a Área de Projecto.

à Eleição de um facilitador, com idade superior a 25 anos, que coordenará o grupo de jovens.

à Utilização do símbolo/logótipo proveniente do trabalho vencedor do concurso “Marca Arcozelo – Identidade Ambiental”, para identificação do ecoclube.

à Solicitação do apoio da autarquia na cedência de um local para sede do ecoclube.

à Realização de reuniões semanais, ao sábado de manhã, para definir estratégias de acção no âmbito do ecoclube.

Objectivos

Geral: Capacitar as crianças e jovens para colaborarem no ecoclube e articularem acções com outras instituições da comunidade para melhorar a qualidade de vida da população de Arcozelo. 

Específicos:

à Construir e vender materiais para divulgação do ecoclube.

à Estabelecer parcerias com empresas.

à Diligenciar no sentido de estabelecer geminação com Aguçadoura, para realização de intercâmbios entre escolas das 2 regiões.

à Organização de um seminário e exposição temporária sobre a espécie Coincya jonhstonii.

à Realizar um trilho ambiental destinado a crianças que frequentam as escolas do 1º ciclo da região

Caminhada entre Miramar e Granja, com visitas ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia – CEAR, ao Parque das Dunas da Aguda e à Estação Litoral da Aguda – ELA, abordando aspectos característicos dos locais, nomeadamente a espécie Coincya jonhstonii e os recifes produzidos pela minhoca Sabellaria alveolata. Este trajecto será monitorizado por elementos do ecoclube, com a colaboração do CEAR, do Parque das Dunas da Aguda e da ELA.

à Implementar o Programa “Adopte uma Praia”.

à Promover um Concurso Anual de Arte para Crianças, subordinado à temática “Tesouros do litoral de Arcozelo”.

Contexto de Intervenção

    Este ecoclube exercerá a sua acção em toda a área da vila de Arcozelo, com maior incidência na zona litoral e junto à Ribeira do Espírito Santo.

    Nos próximos posts iremos explicitar pormenorizadamente  algumas das actividades que nos propomos realizar!

publicado por Coincya às 14:54
link do post | comentar | favorito
|

Bem vindos à nossa Vila

Relógio

Contador de Visitas

coches de ocasion
coches de ocasion

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
20
22
23
24

25
27
28
29
30
31


mais sobre mim

pesquisar

 

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

links

Livro "S. Miguel de Arcozelo"

Clique na imagem para fazer o download de um excerto do livro, que pode ser adquirido na Junta de Freguesia de Arcozelo.

Mais bibliografia sobre Arcozelo

Biblioteca Municipal de Gaia.

Estação Litoral da Aguda.

blogs SAPO

subscrever feeds